Os conflitos da paz: o descolamento de aspectos ambientais e sociais na comunidade da paz – Itaquera, no contexto de megaeventos.

Português, Brasil
O artigo discute os conflitos que incidem na Comunidade da Paz, localizada no distrito de Itaquera em São Paulo, diante da realização da Copa de 2014. Há uma grande possibilidade de remoção total da comunidade justificada pela construção do Parque Linear Rio Verde. No discurso oficial, o projeto não está ligado à realização da Copa, porém a implantação foi acelerada a partir do anúncio de que Itaquera sediaria a abertura do evento e outros jogos. Sendo assim, oficialmente, a implantação do parque é justificada pela necessidade de preservação dos recursos hídricos e do bem-estar das pessoas que residem naquela área. Porém, o projeto apresenta um grande caráter higienizador e embelezador o que poderia valorizar ainda mais a área, tornando-a mais atrativa para o mercado imobiliário em expansão, conforme as características do empresariamento urbano. O artigo pontua e descreve os conflitos que incidem na comunidade, analisando se a justificativa utilizada para a construção do parque é realmente relevante considerando a remoção de aproximadamente 300 famílias em um contexto singular associado ao acolhimento de um megaevento esportivo.
Sessão:
Temática